sábado, 29 de novembro de 2008

Porque a justiça funciona...


´O “saco azul” voltou à mesa dos portugueses. Fátima Felgueiras, menos morena do que quando regressou do Brasil, foi condenada a 3 anos e 3 meses de prisão com pena suspensa e perda do mandato de presidente. Na verdade, também esta última pena é suspensa…enquanto o tribunal decide sobre o recurso que a ainda presidente da Câmara Municipal de Felgueiras apresentou, a autarca continua no poder e prepara-se para ganhar as próximas eleições, claro, com maioria absoluta. Da sentença, Fátima Felgueiras tirou uma lição: não era necessário ter fugido para o Brasil durante dois anos e gastar, fugindo à regra, dinheiro do seu próprio “saco”. Poderia ter continuado a governar o povo que tanto a ama. Afinal, o máximo que lhe poderia acontecer era uma pena suspensa e ninguém procura exílio por crimes que não são punidos com pena efectiva.
Ainda assim nem tudo foi em vão. Além de óptimas tardes de praia com muito samba e caipirinha à mistura, com o estagio que fez no Brasil, em Fevereiro, a autarca poderá vir a ser a próxima rainha do carnaval da Madeira, ao lado de Alberto João Jardim, rei do carnaval e do povo madeirense, tanto quanto Fátima Felgueiras é a diva do povo de Felgueiras.
“A justiça funciona”. Palavras da autarca. Valha-nos isso! Somos humilhados ao perder por 6-2 com o Brasil, os bancos abrem falência, vivemos uma profunda crise económica, mas a justiça funciona! Melhor dizendo, a revisão do Código Penal funciona e serviu muito os interesses da autarca. Se o julgamento tivesse ocorrido antes de Setembro de 2007, Fátima Felgueiras teria cumprido pena na prisão. É que até ao ano passado só podiam ser suspensas as penas de prisão inferiores a três anos, mas o diploma aprovado pela Assembleia da República elevou até cinco anos o limite das sanções que podem ser suspensas. Querendo mostrar a todos os portugueses a eficácia da justiça portuguesa, Fátima “Vedeta” Felgueiras deu uma conferência de imprensa logo após a leitura da sentença como se de uma inocente se tratasse.
O juiz-presidente considerou que grande parte dos factos foi provada, que houve entregas de dinheiro na conta paralela do PS e que os pagamentos efectuados pela Câmara Municipal de Felgueiras à empresa Resin foram baseados em concursos e contratos simulados. Ainda assim, o colectivo de juízes entendeu que a acusação não conseguiu provar que daquelas situações tivesse resultado um efectivo prejuízo para o município. Sim, a justiça funciona!

1 comentário:

Antero Neto disse...

É! Infelizmente esta é a verdadeira face da justiça portuguesa. Aquela que manda um indivíduo para a prisão por furtar 125 €, e que dá palco aos verdadeiros ladrões. Sempre ouvi dizer que um tipo que furta 20 € é um ladrão. Se furtar 20 milhões é um fulano esperto. É pena que os juízes e legisladores que temos perfilhem deste lema. É o país que temos... E temos pena...
Antero Neto