sexta-feira, 30 de novembro de 2007

“O piolho é a minha primeira casa”


José Martins é proprietário do café mais popular entre os estudantes da Invicta. Há 37 anos comprou, com o seu cunhado, o café Piolho e desde então fez deste “a sua primeira casa”.

Começou a trabalhar muito cedo, aos 10 anos, e desde então nunca mais parou. Aos 16 anos, à procura de melhores condições de vida, emigrou para França de onde regressou com 27 anos. Foi para o Porto, comprou o Piolho e hoje, com 55 anos, deseja perpetuar a tradição, “com muito orgulho eu consigo preservar a tradição do Piolho como café dos estudantes”. Considera mesmo que o Piolho é um café de tradições “os familiares transmitem uns aos outros, os próprios estudantes transmitem aos caloiros”. Também os alunos de Erasmus também levam o Piolho para o país deles, “os novos “Erasmus” que vêm já perguntam pelo Piolho. Já sabem que é aqui que se encontram, que é aqui que se bebe boa cerveja e o xi-ri-pi-ti que foi inventado por mim”.

Com uma clientela que abrange, essencialmente, a faixa etária dos 18 aos 25 anos, José Martins confessa que “a droga é uma preocupação de todos nós”. Não o preocupa o consumo de drogas dentro do seu estabelecimento, uma vez que dentro de um ou dois meses nem se poderá fumar no Piolho, mas considera que este é um problema de todos.

Entre risos confessa que o Piolho, mais do que o seu negócio, é a sua primeira casa. “ Eu sou ao contrário dos estudantes. Eles dizem que o Piolho é a sua segunda casa, mas é a minha primeira porque não estou tanto tempo na minha habitação como aqui”.

Recebe todos os estudantes de braços abertos e estes tratam-no com todo o respeito. “Temos uma relação de amizade. Eu vejo neles não um cliente, mas um amigo”. Considera que, no Piolho, todos os estudantes são acarinhados e eles retribuem com palavras “que são muito sensibilizadoras”. As placas que dão um colorido especial às paredes do café são também oferecidas pelos estudantes como homenagem ao Piolho. “É com muito orgulho que recebemos todas as placas. No Piolho haverá sempre espaço para as placas que os estudantes nos ofereçam”.

Ana Margarida Pinto

2 comentários:

Mel disse...

É o Piolho alleeeeez!!!!!!!!
A munha segunda casa também!

Mel disse...

*minha lol!